23°C 34°C
Araguaína, TO
Publicidade

Agricultura alerta setor agropecuário sobre previsão climática após mês de junho

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fenômeno La Niña está chegando ao fim após três anos de duração

28/04/2023 às 14h30
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Especificamente no Tocantins, alterações no regime de chuvas foram verificadas em diversas regiões do Estado - Foto: Seagro/Governo do Tocantins
Especificamente no Tocantins, alterações no regime de chuvas foram verificadas em diversas regiões do Estado - Foto: Seagro/Governo do Tocantins

Preocupada com o novo ciclo produtivo, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) alerta, ao setor agropecuário, para o fato de alguns modelos matemáticos de previsão climática apontarem probabilidade de ocorrência do fenômenoEl Niño(caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do Pacífico Equatorial). O fenômeno está previsto para ocorrer a partir do mês de junho de 2023, situação em que podem acontecer precipitações abaixo da média histórica para o Tocantins.

Instituto

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fenômenoLa Niña(caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Pacífico Equatorial) está chegando ao fim, após três anos de duração. O fenômeno causa alteração na circulação atmosférica tropical, impactando o regime de temperaturas e chuvas em diversas partes do globo terrestre, incluindo o Brasil. Especificamente no Tocantins, alterações no regime de chuvas foram verificadas em diversas regiões do Estado.

O ano de 2022 foi marcado por volumes de chuva intensos nas regiões Norte e Nordeste; e nas demais localidades, houve chuvas dentro da normalidade e melhor distribuídas.

O Instituto informa ainda que os modelos matemáticos vêm configurando probabilidade de ocorrência do fenômenoEl Niño, na intensidade moderada a forte, a partir do mês de junho de 2023, o que se destaca como um importante fator condicionante das secas para o Tocantins, afetando tanto as características climáticas ambientais quanto socioeconômicas do Estado, pois temos nossas principais atividades ligadas à agricultura e à pecuária, onde o volume e a distribuição das chuvas são de fundamental importância.

A engenheira agrônoma da Seagro, Denise Gomes, acrescenta ainda que o planejamento das atividades agropecuárias depende também do clima. “A produção não depende apenas de crédito agrícola, aquisição de sementes de qualidade e preparo do solo adequado, as condições do tempo são de extrema importância para o setor produtivo. Em períodos de seca, as culturas irrigadas têm melhores condições de enfrentar as adversidades do tempo", explica.

Infotempo

Para auxiliar o setor agropecuário no planejamento de suas atividades rurais, a Seagro disponibiliza o aplicativo Infotempo Tocantins, que apresenta informações sobre previsão do tempo e condições climáticas no Tocantins, por meio de mapas, prognóstico climático e outras funcionalidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.