A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) tornou público o Edital nº 06/2023, referente ao processo de seleção de artesãos e entidades representativas que tenham interesse em participar da 23º edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, que ocorre entre os dias 5 e 16 de julho, No Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O edital está publicado na edição de quinta-feira, 4, doDiário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o chamamento, três artesãos individuais e nove entidades representativas, com suas respectivas produções, serão selecionados para ocuparem um espaço coletivo na feira, divulgando e comercializando produtos artesanais do Estado do Tocantins. Na última edição, o total apurado em vendas pelos artesãos do Estado, durante a Fenearte, chegou a R$ 145.337. Em relação às peças encomendadas, o faturamento atingiu R$ 86.877. Ao todo, foram 6.368 produtos comercializados no período da feira e 3.908 peças encomendadas.
Dentre as regras do edital, poderão ser selecionados artesãos que produzam peças em madeira, cerâmica, couro, capim, fibra, semente, casca, flores e folha, cristal e vitral. Além disso, é obrigatório ser cadastrado no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (Sicab) e portar a Carteira Nacional do Artesão dentro da validade.
Outras regras e especificidades, bem como informações para inscrição, devem ser consultadas no edital que pode ser acessado através do link:https://doe.to.gov.br/diario/4887/download. Formulários, termos e demais anexos presentes no edital estão disponíveis para download em:https://central.to.gov.br/download/328367.
De acordo com o cronograma, os resultados provisórios das inscrições serão divulgados no dia 31 de maio, enquanto os resultados definitivos, serão disponibilizados em 19 de junho.
Fenearte
Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, em 2023 a Fenearte vai para sua 23º edição, acontecendo na cidade de Olinda, entre os dias 5 e 16 de julho. O evento é uma organização do Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec).
Mín. 23° Máx. 34°