A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) comemora, nesta terça-feira, 23 de janeiro, 35 anos de fundação e de serviços prestados aos empreendedores tocantinenses. Desde 1989, o órgão vem contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento econômico do Estado e, principalmente, com a geração de emprego e renda, devido à inovação e ao avanço tecnológico na simplificação e na desburocratização dos Processos de Legalização e Registro Mercantil no Tocantins. Com isso, é considerado um dos estados mais rápidos para se abrir empresas no País.
Dados da Receita Federal revelam que a Jucetins está em sexto lugar do Ranking Nacional como o órgão mais rápido para se abrir empresas no país e está em primeiro lugar na Região Norte. O tempo médio para abrir empresa na Jucetins é de 4h39min38s. Atualmente, a Jucetins conta com 75 colaboradores, entre servidores, estagiários e contratados, que atuam na sede e nas regionais de Araguaína e Gurupi.
Durante esses anos, estiveram à frente da Jucetins 15 gestores. O atual presidente da Jucetins, Issam Saado, parabeniza não só a autarquia pelo seu aniversário de 35 anos, mas a sua equipe técnica, pela competência, pela eficiência, pela agilidade e pela responsabilidade. “Tenho a honra de fazer parte dessa história de sucesso. Parabenizo cada um pelo zelo e pela dedicação às atribuições exercidas e ao cumprimento das normas legais e regulamentadoras e, principalmente, pela atenção ao nosso público externo, contadores e empresários”, declarou.
Servidores
Os 35 anos de história da Jucetins foram marcados por histórias de servidores que evoluíram junto com o órgão. Como é o caso de: Erlan Souza Milhomem, que possui 35 anos trabalhando no mesmo órgão; Eva Pereira Lima, que possui 27 anos de serviço prestado; e Elizaete Ferreira dos Santos, de 24 anos no órgão. Rejane Oliveira de Brito, com 23 anos na Junta; Hilmara Cavalcante, com 21 anos de serviço prestado; Núria Renata Ribeiro, com 20 anos de serviço; Mariana Sampaio de Almeida, com 13 anos no órgão; e Raquel Soares Borges, com 9 anos de serviço prestado na Jucetins.
Os servidores pioneiros são unânimes em afirmar sua satisfação em trabalhar na Jucetins, consideram a equipe de trabalho como uma família e se sentem bem em prestar o serviço público. A servidora de carreira, Eva de Jesus afirma que tem 27 anos de serviço no mesmo órgão e no mesmo setor, declara que o seu trabalho tem lhe proporcionado aprendizado diário e gratificação por exercer esse ofício, principalmente pelo uso da tecnologia que agiliza os serviços prestados aos usuários que precisam da Jucetins.
A advogada Mariana Sampaio atua há 12 anos na Jucetins. Como procuradora Jurídica do órgão, sempre esteve envolvida nos processos de simplificação e desburocratização dos registros de empresas no Tocantins, com o intuito de resguardar a segurança jurídica e a legalidade dos atos levados a registro. Teve a oportunidade de acompanhar a transformação da Junta 100% digital, onde deixou processos físicos, carimbos e papéis, dando lugar a um processo totalmente on-line, desburocratizado e seguro. “Para mim, é uma grande honra e alegria fazer parte dessa família e, através do meu trabalho, poder contribuir para crescermos e avançarmos cada dia mais. Parabéns, Jucetins!", destacou.
“Esses pioneiros e toda a equipe da Jucetins merecem nosso respeito e nosso carinho. Muitos começaram muito jovens e, hoje, são profissionais maduros, experientes e éticos. Tenho orgulho pelo papel que cada um exerce no desempenho do trabalho na Jucetins", revelou o presidente do órgão, Issam Saado.
Mín. 23° Máx. 34°