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Educação prorroga prazo de matrículas para a primeira Escola Bilíngue de Surdos do Tocantins

Ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe)

26/01/2024 às 18h47
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
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Primeira Escola Bilíngue de Surdos do Tocantins está com matrículas abertas até o dia 2 de fevereiro - Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins
Primeira Escola Bilíngue de Surdos do Tocantins está com matrículas abertas até o dia 2 de fevereiro - Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o prazo para as matrículas da primeira Escola Bilíngue de Surdos do Tocantins, em Palmas, foi prorrogado até a próxima sexta-feira, 2, com início das aulas no dia 5 de fevereiro. A Escola Bilíngue de Surdos é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).

As vagas são destinadas aos estudantes surdos, surdocegos, deficientes auditivos e com outras comorbidades que utilizam a língua de sinais para se comunicar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, com turmas de período integral.

Parceria

Em reunião realizada na quarta-feira, 24, com equipes da Seduc e da Secretaria da Educação de Palmas, foi debatida a proposta para estender o atendimento da Escola Bilíngue para as séries iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, dos alunos matriculados em unidades educacionais da Capital.

Matrículas

O processo de matrícula deve ser realizado de forma presencial na Escola Bilíngue de Surdos, localizada na Quadra 303 Norte (Arno 31), Apm07, Alameda 11, na antiga Escola Estadual Criança Esperança, em Palmas.

Para os alunos que residem na zona semiurbana e rural da Capital, a Secretaria da Educação irá disponibilizar transporte escolar. A documentação necessária para a efetivação da matrícula está especificada no final do texto.

De acordo com a diretora de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, a escola terá jornada ampliada, em que a modalidade de educação bilíngue será para além dos currículos acadêmicos do ensino regular.

Documentação para efetivação da matrícula

Para garantir a vaga, o estudante com mais de 18 anos ou seu responsável legal deve comparecer na escola e apresentar os documentos originais e cópias dos documentos listados abaixo:

Certidão de nascimento ou casamento (Certidão de Nascimento emitida pela Funai para os indígenas); histórico escolar ou declaração de concluinte; carteira de identidade/Registro Geral (RG); cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de endereço recente (água ou energia); comprovante de serviço militar (para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos, exceto indígenas); cartão de vacinação atualizado (para estudantes com até 18 anos, conforme a Lei nº 3.521, de 7 de agosto de 2019); cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); cartão do Número de Identificação Social (NIS), para quem recebe benefício social do Governo Federal; além de uma foto 3x4 atual; estudantes da Educação Especial também devem apresentar laudo médico.

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