°C °C
Publicidade

Prefeitura de Gurupi inicia pelo setor Campo Bello e centro da cidade maior programa de recuperação asfáltica da história

Por Josy Donato-Secom Gurupi As vias urbanas de Gurupi estão passando por uma grande transformação que melhorará a infraestrutura viária e a mob...

29/01/2024 às 12h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Por Josy Donato-Secom Gurupi

As vias urbanas de Gurupi estão passando por uma grande transformação que melhorará a infraestrutura viária e a mobilidade dos gurupienses. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está dando início ao maior programa de recuperação asfáltica da história de Gurupi. E os trabalhos já iniciaram pelo setor Campo Bello e no centro da cidade, pela Rua 15.

Na última sexta-feira, 26, a Avenida dos Esportes no setor Campo Bello, começou a receber o recapeamento asfáltico e no sábado, 27, as obras iniciaram também na Rua 15.

A prefeita Josi Nunes destacou a qualidade do material utilizado: o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que resultará em economia aos cofres públicos no futuro, pois é um material de maior durabilidade e menor manutenção.

Estou muito feliz em anunciar o início desse grandioso projeto de revitalização em Gurupi. Nossa cidade merece um olhar cuidadoso para a infraestrutura urbana, e é exatamente isso que estamos fazendo. Essa é a maior iniciativa de recuperação asfáltica da história de Gurupi que ganhará uma nova vida com esse empreendimento grandioso e de excelente qualidade utilizando o CBUK, marcando o compromisso da nossa gestão com o bem-estar e a qualidade de vida dos gurupienses”, pontuou a prefeita Josi Nunes.

A moradora do setor Campo Bello, Antonia de Oliveira Nascimento, comemora a chegada do novo asfalto. “Esse recapeamento nas ruas do setor vai ser maravilhoso, nós moradores estamos muito felizes. Nesse período chuvoso, sofremos com os buracos nas ruas, e isso agora vai mudar. Eu vi de perto, o material é bem grosso e parece ser de ótima qualidade”.

E a boa notícia não para por aí, já está previsto para o final de abril iniciar as obras de microrevestimento em todas as vias do bairro Campo Bello. “Essa segunda etapa será iniciada após o período chuvoso nas ruas que identificamos a necessidade apenas do microrevestimento”, explicou a Prefeita.

Estamos muito agradecidos por esse compromisso que a Prefeitura está cumprindo conosco, nós esperávamos por essa melhoria há muito tempo”, disse Fernando Carvalho, outro morador do Campo Bello.

O engenheiro da Prefeitura de Gurupi, Gustavo Garcia, explicou que depois que concluir os serviços na Avenida dos Esportes, a próxima rua a receber o recapeamento é a Antônio Nunes. “Vamos fazer o trecho da curva do setor aeroporto sentido a Avenida S15”. Garcia reforçou que durante esse período de chuva, as obras serão realizadas somente nas ruas e avenidas que forem receber o CBUQ, depois do período chuvoso, serão atendidas também aquelas que necessitarem apenas do microrevestimento.

Os recursos para a execução dessa obra são provenientes do financiamento contratado pelo Município junto ao Banco do Brasil, que somam 58 milhões de reais e serão aplicados também na recuperação de outras vias, na construção de praças e da ponte da Via Perimetral Sul, além de melhorias na iluminação pública.

Centro da cidade

Na região central de Gurupi, outra equipe está trabalhando a todo vapor. No sábado, a Rua 15 ( Erlaksson Leitão Brito) começou a receber o CBUK, iniciando pela Avenida Goiás, seguirá até a Avenida Livre (saída pra Peixe). Nesta etapa serão 15km de recuperação asfáltica abrangendo: a Avenida Goiás, da Rua 13 até o final do setor Vila Nova; Rua 7 (Ministro Alfredo Nasser), do trevo de acesso à BR-153 até a Avenida Brasília; Rua 20 (31 de Março),do trevo de acesso à BR 153 até a Avenida Beira Rio; Rua D, Início na Avenida Goiás até a Rua M; Rua M, da rua D até o Mutuca 2; Avenida Amapá, do Mutuca 2 até a Rua 16; Rua 16 (Francisco Abreu), da Avenida Livre (saída pra Peixe) até a Avenida Goiás.

Série de obras

A partir desse mês de janeiro a Prefeitura dará início a uma série de obras para recuperação das vias urbanas da cidade. No total serão 271km de recapeamento e 13km de ruas que receberão asfalto pela primeira vez. A prefeita Josi Nunes afirmou que serão investidos mais de 100 milhões de reais em recuperação asfáltica, contemplando mais de 500 ruas em Gurupi.

Os recursos para a execução das obras são oriundos de emendas parlamentares e financiamentos contratados pela Município. Está previsto para iniciar ainda este mês, a recuperação asfáltica da Rua 15, no cruzamento com a Avenida Goiás (sentido saída para Peixe), que contemplará também às Ruas 16, M, D, 7, 20, Avenidas Amapá, Maranhão (trecho), Pará (trecho), Goiás (da rua 13 até o Setor Boulevard). Para estas obras serão investidos R$ 10.075,676,49, recursos oriundos de emendas de deputados com contrapartida do município.

Detalhes dos Investimentos

Emenda de Bancada e Contrapartida Municipal (10.075,676,49-dez milhões, setenta e cinco mil, seiscentos e setenta e seis e quarenta e nove centavos):

Ordem de serviço já emitida, com previsão de início ainda em janeiro.

Ruas contempladas incluem as seguintes: 15, 16, M, D, 7, 20, Avenidas Amapá, Maranhão (trecho), Pará (trecho), Goiás (da rua 13 até o Setor Boulevard).

Emenda do Deputado Damaso (R$ 10.086,295,00)– dez milhões, oitenta e seis mil, duzentos e noventa e cinco reais)

Licitação concluída; aguardando autorização da Caixa Econômica para emissão da ordem de serviço.

Expectativa de início das obras: até 15 de fevereiro.

Financiamento do Banco do Brasil (38 milhões):

Ordem de serviço já emitida, com previsão de início em fevereiro.

Emenda do Deputado Gaguim (40 milhões):

Projeto elaborado e cadastrado na Caixa Econômica.

Previsão de licitação no mês de fevereiro e de início dos serviços em março.

Emenda da Senadora Dorinha (8,3 milhões):

Convênio previsto para licitação até o mês de março.

Início da obra estimado para abril.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.