Com o objetivo de viabilizar o atendimento educacional de crianças e jovens que estejam em tratamento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) trabalha com a Secretaria da Educação (Seduc), a implementação do Projeto Classe Hospitalar, no Hospital Geral de Palmas (HGP). Na quinta-feira,18, houve uma reunião de alinhamento com as equipes da Educação e da unidade hospitalar.
Na ocasião, a equipe da Educação conheceu os espaços pediátricos, onde será disponibilizada uma sala de aula próxima às crianças. “É um projeto piloto que tem a intenção de crescer para todos os outroshospitaisregionais do Estado. A intenção é atender as nossas crianças e adolescentes em idade escolar que estejam matriculados nas escolas, e tenham condição de continuar seus estudos, queinclusiveé um direito constitucional, o acesso à educação. A gente sabe que eles estão em situação de tratamento e afastados da escola, entãoqueremosgarantir a educação para essas crianças", afirmou a gerente da Educação para os Transtornos do Neurodesenvolvimento e Classes Hospitalares da (Seduc), Daniella Monticelli.
O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, afirmou que “vamos cuidar de tudo que nos foi solicitado e estamos muito felizes com essa parceria, infelizmente muitas crianças ficam prejudicadas na escola devido aos longos períodos de internações. Poder trazer educação para dentro do hospital, é inovador”.
O técnico da gerente da Educação para os Transtornos do Neurodesenvolvimento e Classes Hospitalares da (Seduc) explicou como funcionará o Programa. “Osprofessores serão modelados nessa escola para virem dar aula aqui dentro do HGP naClasseHospitalar, seria uma classe multisseriada,que sãoalunos de idades e níveis educacionais diversos instruídos por um mesmo professor. Mesmo que esse aluno não esteja matriculado,nada impede que uma criança dequatroanos,por exemplo,que estejaem tratamentohospitalar,possa iniciar oprocesso de alfabetização dela”.
Mín. 23° Máx. 34°