Os profissionais médicos da Capital, da rede pública e privada, tiveram a oportunidade nesta quarta-feira, 3, de participar de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) quanto à atualização sobre o manejo de doenças imunopreveníveis. Essa é a segunda turma de atualização, com a primeira sendo realizada no último dia 26 de abril.
Para a médica que atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu), Regina Andrade Franco, essa é uma oportunidade para que os profissionais possam ter um olhar diferenciado com as patologias. “Com essa visão podemos realizar um diagnóstico mais seguro, o que leva a um tratamento mais efetivo”.
Segundo a coordenadora do setor de Doenças Imunopreveníveis da Semus, Fernanda Fernandes, o objetivo desta atividade é proporcionar uma atualização aos profissionais que trabalham tanto na rede pública quanto privada. “O intuito é apresentar um panorama sobre vírus respiratórios, tais como influenza e covid-19”. Fernanda acrescenta que também serão reforçados os cuidados sobre outras doenças imunopreveníveis, como sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, coqueluche e difteria.
Doenças imunopreviníveis
Doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser prevenidas por meio da vacinação. São causadas por agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e podem ser evitadas ou minimizadas através da imunização, que é a administração de vacinas para estimular o sistema imunológico do corpo a produzir anticorpos e desenvolver imunidade contra esses agentes.
Algumas das doenças imunopreveníveis mais comuns incluem sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, coqueluche, difteria, tétano, hepatite B, meningite meningocócica, entre outras. A imunização é considerada uma das medidas mais eficazes e seguras para prevenir doenças e suas complicações. Capacitação ocorre no Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins (Simed-TO).
Mín. 22° Máx. 35°