22°C 35°C
Araguaína, TO
Publicidade

Educação promove Formação sobre Comunicação não-violenta para educadores

A primeira programação ocorrerá no auditório da Casa do Empreendedor, nesta quinta-feira, 04, das 8 às 18 horas

04/05/2023 às 08h55
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Com a formação, os orientadores educacionais poderão multiplicar em suas unidades como a comunicação com crianças, pais e servidores deve acontecer - Fotógrafo:Regiane Rocha/Secom Palmas
Com a formação, os orientadores educacionais poderão multiplicar em suas unidades como a comunicação com crianças, pais e servidores deve acontecer - Fotógrafo:Regiane Rocha/Secom Palmas

A Secretaria Municipal de Educação de Palmas inicia nesta quinta-feira, 04, o ciclo de Formação com Orientadores Educacionais da Educação Infantil da Capital.  A primeira programação ocorrerá no auditório da Casa do Empreendedor, das 8 às 18 horas, com o treinamento sobre Comunicação não-violenta (CNV).

A educadora parental Isadora Rodrigues conduzirá a formação durante todo o dia. De acordo com ela, o foco será capacitar os educadores que atuam na educação infantil para utilizarem e multiplicarem a comunicação não violenta no dia a dia do trabalho, buscando uma comunicação mais empática e eficaz com crianças, pais e colegas. “Vamos abordar conceitos e técnicas da CNV, como a observação, a identificação de sentimentos, a expressão de necessidades e a elaboração de pedidos, para que os professores  possam aplicá-los em seu cotidiano de forma efetiva. Além disso, o curso vai enfatizar também a importância da escuta ativa, da empatia e da tristeza na construção de relações mais saudáveis e produtivas, bem como explorar casos práticos e situações reais para ilustrar a aplicação da CNV no contexto escolar”, destaca.

De acordo com a diretora da educação infantil de Palmas, Priscila de Freitas Machado, com a formação, os orientadores educacionais poderão multiplicar em suas unidades, como a comunicação com crianças, pais e servidores deve acontecer. “A intenção é que a informação chegue aos alunos e suas famílias de forma mais clara, assertiva e respeitosa, primando pela qualidade das relações interpessoais e para um ambiente escolar mais harmonioso e acolhedor”, avalia.

A partir de maio, a formação com os orientadores acontecerá mensalmente, com término previsto para dezembro, quando será realizado o fechamento dos temas previstos para serem abordados. A próxima etapa está agendada para dia 1º de junho e o tema a ser trabalhado será a 'Emoção e ação pedagógica: Uso de reforçadores comportamentais na Educação Infantil'.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.