Três Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da rede de ensino de Palmas foram selecionados para participar do Projeto Brasil Quintaleiro, promovido pelo Coletivo Quintais Brincantes com o apoio do Instituto Alana e do Programa Criança e Natureza. Os educadores dos Cmeis Amâncio, Sítio do Pica Pau Amarelo e Pequeno Príncipe vão receber oficinas com consultoras do projeto para auxiliar na implementação de práticas quintaleiras voltadas à educação infantil.
Na programação destinada às unidades de Palmas, que foram as únicas selecionadas no Tocantins, a formadora-quintaleira Kelma Oliveira, fundadora do Quintal Brincante Fava de Bolota, será uma das responsáveis em estimular as vivências criativas para o grupo de profissionais dos três Cmeis contemplados com as ações do projeto.
Durante os encontros, previstos para acontecer nos dias 6, 13 e 19 de maio, os participantes das oficinas irão receber também o livro "Quintais Brincantes” que apresenta várias iniciativas de escolas públicas brasileiras, localizadas em diversas regiões do país.
Com duração de duas horas, a oficina sobre materialidades tem como proposta trabalhar as práticas quintaleiras, trazendo o estímulo para que crianças aproveitem os espaços dentro das unidades educacionais para ampliar o contato com a natureza, ter liberdade de movimento e o contato com brincadeiras tradicionais da infância.
Veja a programação abaixo
- Cmei Amâncio José de Moraes (Arse 22 - 206 Sul) - 6/5 - pela manhã
- Cmei Sítio do Pica Pau Amarelo - (Aureny IV) - 13/5 - pela manhã
- Cmei Pequeno Príncipe - (Arno 43 - 407 Norte) - 19/5 - pela manhã
Mín. 22° Máx. 35°