Os pequenos matriculados no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequeno Príncipe, localizado na Arno 43 (407 N), receberam na tarde desta terça-feira, 09, um grupo de professores e alunos da Unidade Modelo de Produção Animal, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com festa e muitos sorrisos.
Com os olhares de curiosidade e surpresa pelo tamanho dos legumes que foram doados pelo Projeto à unidade educacional, as crianças não perderam tempo para olhar bem de pertinho e sentir o peso de alguns dos alimentos que fizeram parte do pacote das doações. As abóboras grandes roubaram a cena pela forma e tamanho da espécie e os professores da UFT aproveitaram para explicar como os alimentos são cultivados.
Além dos legumes, o Cmei recebeu outros alimentos orgânicos produzidos pelo projeto que é coordenado pelos professores Bruno Carrilho e Vailton Alves. Conforme os coordenadores, a doação feita agora é a primeira do ano mas a proposta é que outras aconteçam no decorrer dos meses, conforme as produções forem acontecendo. “Os alimentos são produzidos pelos pequenos produtores rurais que recebem treinamentos e capacitações do grupo de pesquisadores da UFT. Trabalhamos com hortaliças, verduras, frutas, galinhas, peixes e produção de ovos. A intenção é que através da parceria com a Unidade Modelo possamos fazer novas doações ao Cmei”, falou o coordenador Bruno Carrilho.
Para a diretora do Cmei, Alice Furukawa, além das doações, o momento foi também de troca de saberes, pois as educadoras do Cmei, juntamente com as crianças, apresentaram aos integrantes do projeto alguns espaços da unidade e os professores falaram do trabalho realizado na instituição de ensino superior, e também de como é feita a produção de alimentos orgânicos. “Foi mais um dia de alegria aqui no Cmei. As crianças sempre surpreendem. Se mostram satisfeitas com as visitas e também acabam ensinando aos convidados sobre compartilhar empatia e afeto”, observou a educadora.
Mín. 21° Máx. 35°