21°C 35°C
Araguaína, TO
Publicidade

Mais de 800 luminárias serão substituídas em avenidas e praças de Palmas

Projeto de Eficiência Energética chega a uma nova etapa e fará troca de luminárias convencionais por unidades de LED

11/01/2024 às 19h21
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Troca de luminárias de vapor de sódio (azuis) por LED (prateada) na Av. Teotônio Segurado, em frente ao anexo da Defensoria Pública Estadual - Fotógrafo:Francisco Barros / Secom Palmas
Troca de luminárias de vapor de sódio (azuis) por LED (prateada) na Av. Teotônio Segurado, em frente ao anexo da Defensoria Pública Estadual - Fotógrafo:Francisco Barros / Secom Palmas

Palmas está modernizando a infraestrutura de iluminação pública de importantes avenidas da Capital. Até o mês de março de 2024, serão feitas 803 trocas de lâmpadas lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico por luminárias de diodo emissor de luz (LED).

As trocas se iniciaram pela Avenida Teotônio Segurado. Também serão contempladas a Avenida JK e as praças públicas das Quadras Arse 21 e 92 (204 e 906 Sul). Serão 523 luminárias LED na Av. Teotônio Segurado (Av. LO-11 até a ponte sobre o ribeirão Taquaruçu) e 280 luminárias de LED distribuídas nas duas praças citadas e na Av. JK (entre a rotatória com a NS-06 até a marginal da TO-010).

Essas trocas fazem parte do Projeto de Eficiência Energética regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é resultado de parceria da Prefeitura de Palmas com a Energisa TO, e executado pela (re)energisa, braço de energia sustentável do Grupo Energisa, criada para acelerar a transição energética dos clientes.

Neste projeto, a concessionária realiza o fornecimento das luminárias de maior eficiência energética e a gestão do projeto com investimento de R$1.011.052,60, enquanto a Prefeitura de Palmas se encarrega da execução das trocas. O projeto utiliza recursos do Programa de Eficiência Energética da concessionária.

A estimativa é de redução em 67% do consumo de energia em iluminação pública somente na Av. Teotônio Segurado. Na Av. JK e nas praças das Arses 21 e 92 a troca vai reduzir em 63% o consumo de energia elétrica. O resultado, segundo cálculos da Energisa, é uma economia prevista de 1.104,57 MWh/ano.

Texto: Juliana Matos/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.