23°C 34°C
Araguaína, TO
Publicidade

Conselho Municipal de Assistência Social recebe prestação de contas referente 2023

Integrantes irá se reunir novamente em fevereiro para realizar apontamentos e votação

26/01/2024 às 11h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Secretaria entregou Prestação de Contas dos Recursos de 2023 para apreciação do Cmas nesta quinta-feira, 25 - Fotógrafo:Lia Mara/Secom Palmas
Secretaria entregou Prestação de Contas dos Recursos de 2023 para apreciação do Cmas nesta quinta-feira, 25 - Fotógrafo:Lia Mara/Secom Palmas

A Comissão de Financiamento e Orçamento do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 25, para apreciação da apresentação da prestação de contas dos recursos do cofinanciamento estadual dos benefícios eventuais/2023 e apresentação da prestação de contas da antiga Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) para preenchimento do Demonstrativo Sintético do Governo Federal. Durante a reunião os conselheiros receberam a visita de integrantes do gabinete da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir).

“É com muita alegria que iniciamos os trabalhos do Cmas em 2024 com esta ação tão importante que é a avaliação e o julgamento da aplicação dos recursos em 2023, temos a total clareza da importância de fazê-lo com muita responsabilidade e transparência, pois são recursos públicos que têm um impacto significativo na vida do cidadão palmense”, destacou o conselheiro, Amilson Rodrigues, representante da sociedade civil na entidade.

A gestora da Sempsir, Cleizenir Santos, juntamente com o secretário-executivo da pasta, Higor Franco e o superintendente de Política Sociais, Nélio Lopes, agradeceu aos conselheiros pelo empenho e destacou a importância do papel do controle social na prática da gestão pública. “O conselho é um dos órgãos fiscalizadores, eles estão aqui para desempenhar a função de ser ‘o olho’ do cidadão’, de acompanhar a aplicação do recurso e verificar se os objetivos da ação e dos investimentos foram alcançados” destacou.

A pasta é responsável pelo acompanhamento de diversos serviços, programas e equipamentos (com mais de vinte prédios), onde são ofertados serviços e benefícios preconizados no Sistema Único de Assistência Social (Suas) para atender à população em situação de vulnerabilidade social, objetivando garantir o acesso universalizado aos direitos sociais.

A comissão recebeu todos os pareceres técnicos dos investimentos da Política Nacional de Assistência Social/Pnas. O grupo de conselheiros irá se reunir novamente em fevereiro para realizar os apontamentos e votação.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.